Musificando o Comércio de Musicas

Pirataria e o Comércio Legal
Por Jessica Fiuza


A indústria fonográfica se transformou, ao longo do século 20, na principal articuladora de produtos musicais em escala mundial. Porem a mesma tecnologia que a transformou em uma gigante potencia, hoje a faz estremecer. A internet sem duvida trouxe diversos benefícios, porém junto veio a pirataria e com isso uma grande crise das gravadoras. Para combater o imenso fluxo de Downloads ilegais cabe a cada gravadora e artista achar uma forma criativa de trazer o ouvinte a consumir seus produtos novamente.

Uma das apostas que vem dando certo é o comercio Legal das musicas, onde pagando-se uma taxa é possivel fazer o download. O comércio de música digital já é uma realidade, isso é inegável. E a maior vantagem é poder conhecer bandas que, provavelmente, não teriam espaço através de meios físicos.
Essa possibilidade de expansão do publico é muito interessante para os músicos autônomos, já que o marketing fica mais fácil e barato.

A banda inglesa Radiohead com o trabalho In Rainbows, lançou um projeto de marketing e comercialização bem inusitado. Onde a primeira etapa do projeto do álbum, sendo que este foi disponibilizado inicialmente apenas em forma de download; o cliente tinha a opção de decidir o preço à ser pago pelo disco (0 a 100 libras). O fato é que essa conduta em disponibilizar virtualemnte um album, poderá eliminar etapas no processo de produção / comercialização, provocando assim uma redução no preço dos discos, deixando-os mais acessiveis financeiramente ao seu publico.

0 comentários:

Postar um comentário