Surplus

Muito mais que uma Crítica ao Consumismo
Por Jessica Fiuza




" O desejo de consumir te aterroriza"

Do sueco Erik Gandini, o documentario Surplus é uma crítica e um questionamento a cerca do consumismo e da sociedade atual, já que a globalização é muito desigualmente distribuida ao redor do globo, pois embora projetado como trashistórico e transnacional, o capitalismo é na verdade um processo de ocidentalização com um fluxo desiquilibrado. Surplus tem como aliado os dialogos de John Zerzan que questionam a "Liberdade" de escolha, a cultura de esquecimento e as manifestações sociais.

O documentario começa mostrando cenas de manifestações em Gênova (2001), onde Zerzan inicia um dialogo sobre danos a propriedades, segundo Zerzan não há violencia nestes atos, já que um prédio, banco ou janela  e objetos em geral não sentem dor. Segundo o anti-comunista, a violencia esta no ato de ficar em inércia, sentado engolindo publicidade e assistindo ao cataclisma mundial.

Posteiormente o filme apresenta os efeitos da chamada " sustentabilidade" industrial e as consequencias ambientais, a exploração dos países subdesenvolvidos. Para estes países subdesenvolvidos o problema não está no crescimento, produção ou lucratividade e sim na Distribuição, onde sempre havera desigualdade, uma vez que o espirito do capitalismo voga o egoismo e a exploração, principalmente da mão de obra barata.

Mostrando e evidenciando o afastamento e relativização da compreensão de espaço/ tempo, o documentario é muito mais que uma critica a sociedade pós moderna e suas organizações, crenças e ideologias, Surplus é um questionamento sobre a própria mente humana e a organização social. Mostrando a urgencia do presente este documentario alerta para o vazio mental e o consumo desenfreado.

0 comentários:

Postar um comentário