Livro Herege ou realista?

Memnoch de Anne Rice
Por Jessica Fiuza

Memnoch é a quinta publicação das crônicas vampirescas de Anne Rice, e provavelmente uma das mais polêmicas, a história é toda contada a partir do ponto de vista de Lestat de Lioncourt.

O mais interessante é que não é essencial ter lido o primeiro livro ou o segundo para ler o terceiro, quarto ou quinto e os que seguem. No começo do livro inclusive Lestat faz uma breve apresentação sua para os que não o conhecem (porem é interessante que leiam os outros para dar-se um maior envolvimento com os personagens). Segundo Anne Rice, numa carta aberta ao seus fãs na Internet, o livro mexeu muito com ela: "Usei muitas blasfêmias, mas você tem que amar muito a Deus para ser um verdadeiro herege."

A rainha dos condenados e Entrevista com um Vampiro, são outras duas das cronicas de Anne Rice, mas que são famosas por terem virado filmes.

Lestat causa um estado de amor ou ódio a primeira vista através de sua personalidade egocentrica, egoista e disformemente humana. Com viciosas manias, obessões e paranóias que o cercam, essa criatura quanto mais permite-se transparecer, mais se assemelha a cada um de nós. Neste livro ele conhece o purgatório, o Inferno e o céu, sem rotulações ou fantasias, tudo de maneira muito detalhada e estranhamente real.

Ele conhece também a história de um anjo caido, que afirma ser o diabo em pessoa, punido por não aceitar a divisão entre humanos e anjos, além de ter um envolvimento carnal com uma humana. Nessa viagem de extremos, a autora propõe algumas situações que podem incomodar algumas pessoas, mas certamente tornam a leitura mais instigante.

0 comentários:

Postar um comentário